Seu navegador não suporta javascript!

Publicações

Home > Publicações

Boletins de Logística

veja mais

Diagnóstico Logístico

A Empresa de Planejamento e Logística – EPL, no âmbito da sua missão institucional de planejar a infraestrutura de transportes e a logística do País, realiza sistematicamente estudos, pesquisas e elabora cenários na busca de soluções alternativas para os gargalos físicos e operacionais do setor.

Tal desafio impõe à EPL conhecer profundamente dados e informações do comportamento dos vários modos de transporte, em especial aqueles que tratam da infraestrutura operante, produção, capacidade de armazenagem, frota de veículos, fluxo de mercadorias e passageiros, comportamento de tarifas e fretes, investimento público e privado, conjuntura econômica e emissões de poluentes.

Com base no  1º Anuário Estatístico de Transportes , fruto da parceria EPL e o Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil – MTPA, a EPL edita o presente Diagnóstico Logístico que, além de abordar o comportamento do setor no longo prazo, procura evidenciar tendências e analisar eventuais causas, fomentando discussões das melhores soluções para o planejamento integrado dos transportes.

  • Diagnóstico Logístico - Inglês
  • Diagnóstico Logístico - Português
saiba mais

Anuário Estatístico

A publicação, que consolida informações sobre todos os segmentos, vai subsidiar ações e planejamentos estratégicos das iniciativas pública e privada.

O Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil (MTPA) e a Empresa de Planejamento de Logística (EPL) lançaram, em 2017, a primeira edição do Anuário Estatístico de Transportes. Em uma única publicação, foram consolidadas informações sobre transportes de cargas e de passageiros e infraestrutura logística do País. Há dados de todos os segmentos que compõem o setor (rodoviário, ferroviário, hidroviário, aeroviário e dutoviário), em números, de 2010 a 2016.

Elaborado pela Secretaria de Política e Integração (SPI/MTPA), em parceria com a Empresa de Planejamento e Logística (EPL), o documento preenche a lacuna deixada pela Empresa Brasileira de Planejamento de Transportes - GEIPOT, extinta em 2002. A iniciativa pretende subsidiar instituições públicas e privadas, com informações dinâmicas sobre o setor, contribuindo para a formulação de políticas públicas, a tomada de decisão, o planejamento de transportes e a avaliação de cenários. O trabalho também visa a ampliação do conhecimento das atividades do setor pela sociedade e orientar a realização de pesquisas, estudos e análises mais abrangentes.

A partir de gráficos comparativos, mapas e tabelas sobre o comportamento dos diversos modos de transporte, é possível extrair do Anuário panoramas, cruzar dados e programar soluções para o setor logístico e de transportes. A novidade da publicação, que o diferencia do trabalho proposto pelo antigo GEIPOT, é o registro das operações e movimentações de cargas, inclusive a multimodalidade. 

  • Anuário Estatístico