Empresa de Planejamento e Logística - EPL vem desenvolvendo um processo de planejamento que objetiva identificar as necessidades e as oportunidades..." /> Referencial e Contextualização do Observatório Nacional de Transporte e Logística - ONTL

Referencial e Contextualização do Observatório Nacional de Transporte e Logística

Home > Sobre o ONTL > Referencial e Contextualização do Observatório Nacional de Transporte e Logística

Desde 2012, a Empresa de Planejamento e Logística - EPL vem desenvolvendo um processo de planejamento que objetiva identificar as necessidades e as oportunidades de investimento a curto, médio e longo prazo, para prover o país de uma logística de transportes integrada, eficiente e competitiva, no que diz respeito à infraestrutura do setor e também aos serviços associados para atendimento da movimentação de carga e de passageiros.

Dentro desse processo de planejamento é premente que a EPL tenha dados tratados, consistentes e confiáveis sobre o sistema de transporte para subsidiar as áreas técnicas na realização de suas atividades específicas para elaboração dos projetos de infraestrutura e serviços de transporte e logística.

 
O planejamento de maneira geral é a peça chave para a tomada de decisões. Sobretudo se o ato de planejar for permeado de informações concisas e atualizadas sobre o setor. Manter-se atualizado não significa apenas captar informações, mas sim estrutura-las com meios metodológicos a fim de se construir uma inteligência capaz de gerar respostas as perguntas sobre transportes que alcancem resultados práticos, eficientes e duradouros.
 
Nesse sentido, estruturadas e atualizadas em uma base de dados, as informações só ganharão importância se houver a construção de uma inteligência capaz de auxiliar a tomada de decisão de gestores e autoridades competentes do setor de transportes.
 
Nesse sentido, e para atender atribuições regimentais, sobretudo no tocante ao monitoramento dos sistemas logísticos e à manutenção e disseminação de sistema de informação e do conhecimento relativos a logística; nasceu o Observatório Nacional de Transporte e Logística – ONTL da EPL. Com o objetivo de preparar uma base de dados e serviços de informações para que ele se torne uma referência em conhecimento de logística e transporte não apenas para a tomada de decisões dentro da EPL, mas como referência no Brasil.
 
Compreende-se então como Observatório um modelo de inovação inteligente, com a finalidade de reunir dados e informações, de forma regular e sistemática, para subsidiar o planejamento de transportes, produzir e difundir conhecimento para a sociedade e prover informações estratégicas para a governança do setor de transporte e logística.
 
Se de um lado o grande esforço desencadeado na construção do Observatório concentra-se, até o momento, em um sistema de informações logísticas, cujo banco de dados permitirá o conhecimento do setor, por outro surge um grande desafio institucional para a EPL de se agregar colaboradores e parceiros, fazendo uso dos serviços e produtos disponibilizados pelo ONTL para a construção de cenários futuros e discussões de prospectivas tecnológicas no planejamento do setor.
 
Nesse sentido, tornam-se muito importantes as relações institucionais com os parceiros. São eles os possuidores e quem melhor conhecem as informações, e por isso, é imprescindível que eles vejam o Observatório como uma ferramenta útil, já que a disposição a colaborar será muito maior.
 
O Observatório nasce desses entendimentos:
 
- Além da produção de conhecimento de cada um dos operadores, instituições e empresas com informações relativas ao transporte e a logística, é necessário dispor de uma ferramenta que permita obter um conhecimento global, transversal e multimodal da realidade do transporte e logística brasileira.
 
- Os conceitos de mobilidade de pessoas (Mobility as a service) e a logística como conceito de distribuição e armazenagem de mercadorias são a evolução do conceito de transporte em cada modo para um modelo de transporte unificado com uma nova realidade tecnológica, institucional e económica.
 
- O Observatório não suplanta as fontes de informação, as integra reforçando seu valor e utilidade.
 
Como é indicado no Documento de Referência do Projeto EPL-INECO, o objetivo principal é elaborar um modelo de integração, planejamento, monitoramento e divulgação de informações e dados de transporte e logística. Para isso, no decorrer do Projeto PNUD BRA 13/013, de fortalecimento institucional da EPL, espera-se desenvolver, por meio do intercâmbio com a INECO, ferramentas e inteligências necessárias para o alcance de maior autonomia técnica à EPL e colocar o Observatório Nacional de Transporte e Logística – ONTL, operando como referência no diagnóstico do setor.